Sessão é novamente de forte queda para os mercados internacionais, o que pode levar a novo circuit breaker na B3 nesta sessão

Por Equipe InfoMoney

12/03/2020

A sessão desta quinta-feira é novamente de forte queda para os mercados internacionais e a expectativa é grande para que haja o terceiro circuit breaker da semana na B3. Na quarta-feira, o Ibovespa caiu 7,64% no pregão regular, renovando menor patamar desde dezembro de 2018 após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o coronavírus como pandemia.

Contudo, no after-market, a baixa foi ainda mais expressiva para o Ibovespa Futuro, que fechou com queda de 13% refletindo o resultado da votação no Congresso, que derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei do BPC, o que deve gerar um impacto de R$ 217 bilhões em 10 anos, segundo contas do governo. Ou seja, a expectativa era de que o pregão desta quinta fosse novamente de forte queda para o mercado.

Mas ainda haveria um outro fator para a forte queda. Durante a noite,  a fala de Donald Trump sobre medidas para controlar os efeitos do coronavírus, com expectativa para tranquilizar o mercado, teve efeito contrário e perdas de ativos de risco se acentuaram. S&P futuro chegou a atingir limite de queda ao cair mais de 5% e bolsas despencaram com restrições dos EUA a viagens à Europa.

Desta forma, o MSCI Brazil Capped ETF (EWZ), principal ETF (fundos de gestão passiva que acompanham algum índice e são negociados em Bolsa) dos ADRs (na prática, as ações de empresas brasileiras negociadas nos Estados Unidos) brasileiros despencam 12,34% no pré-market da bolsa de Nova York. O CDS brasileiro, que ontem disparou mais de 20% e superou os 200 pontos, ensaia nova alta esta manhã para 231 pontos.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?