Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa recuava nesta segunda-feira, em meio ao forte declínio de blue chips como bancos, Petrobras e Vale, com ações de companhias aéreas também na ponta negativa dado o quadro ainda grave de Covid-19 no país.

Às 11:08, o Ibovespa caía 1,47%, a 114.514,63 pontos. O volume financeiro era de 5,9 bilhões de reais.

O declínio ocorre após o Ibovespa subir 1,8% na semana passada, apoiado na sinalização “dovish” do banco central dos Estados e tentativa do Copom de ancorar projeções de inflação, além de alguma trégua nos Treasuries.

“O temor da piora do quadro da pandemia da Covid-19 continua pressionando o mercado financeiro global”, afirmaram os analistas Fernando Bresciani e Pedro Galdi em comentários a clientes mais cedo.

No exterior, a Alemanha deve ampliar nesta segunda-feira medidas de lockdown na tentativa de conter uma terceira onda de casos de Covid-19, o que economistas veem atrasando a tão esperada recuperação na maior economia da Europa.

No Brasil, a questão sanitária continua no radar e mesmo novos acordos envolvendo vacinas têm efeito limitado na confiança de investidores, com o país a caminho de alcançar 300 mil mortes e 22 milhões de casos desde o começo da pandemia.

Economias, ex-BCs, ex-ministros, empresários e outros nomes conhecidos do mercado financeiro assinaram uma carta publicada na imprensa nesta segunda-feira cobrando do governo aceleração do ritmo de vacinação e outras medidas.

Estrategistas do Santander Brasil também chamam a atenção para a troca de comando do banco central Turquia no fim de semana, que fez a lira turca despencar em razão de potenciais efeitos de contágio em outros países emergentes, como o Brasil.

O presidente Tayyip Erdogan surpreendeu no fim de semana e demitiu o presidente “hawkish” do banco central turco, Naci Agbal, provocando temores de uma reversão das recentes altas dos juros.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?