O Ibovespa fechou o mês de junho em alta de 0,46%, na última quarta-feira (30/06). No semestre, obteve alta acumulada de 6,54%, enquanto o dólar caiu 4,16% no mesmo período. Essa primeira metade do ano foi marcada pelas discussões sobre inflação no âmbito global, ao mesmo tempo em que a vacinação contra o coronavírus ganhou agilidade e permitiu uma retomada econômica principalmente nos países desenvolvidos.

No último pregão do mês anterior, o movimento do mercado foi influenciado pela repercussão de indicadores de emprego aqui e nos Estados Unidos e o noticiário político, com a informação da Folha de S. Paulo de que o representante de uma empresa vendedora de vacinas teria recebido o pedido de propina de US$ 1 por vacina de um funcionário do Ministério da Saúde.

Já sobre os indicadores, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre móvel de fevereiro a abril, mantendo-se no recorde da série histórica iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número veio totalmente em linha com a média das projeções dos economistas compilada pela Refinitiv.

Nos EUA, por outro lado, foram criadas 692 mil vagas no setor privado em junho, segundo o Relatório de Emprego ADP. O número veio acima da geração de 600 mil empregos esperada pelos economistas de acordo com a Refinitiv. O dado de maio foi revisado de 978 mil para 886 mil novos postos de trabalho.

Também entrou no radar dos investidores, com o agravamento da crise hídrica e o pior cenário dos últimos 91 anos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá aumentar ainda mais a bandeira vermelha nível dois nas contas de luz nos próximos meses. O órgão regulador irá receber contribuições sobre a proposta de 1º a 30 de julho. O projeto em discussão prevê que a bandeira possa ser elevada para até R$ 11,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos a partir de agosto.

Em junho, a carteira do Fundo de Investimentos em Ações Amaril Franklin, entregou a seus cotistas, 2,44% de retorno positivo, desempenho superior ao resultado do Ibovespa, influenciado principalmente por possuir em sua carteira Ações que fazem parte do índice e apresentaram retorno superior à média.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?