SÃO PAULO (Reuters) – A Raízen (SA:RAIZ4), maior produtora global de açúcar e etanol de cana, elevou a previsão da geração de caixa operacional medida pelo Ebitda ajustado para a unidade de Renováveis na temporada 2021/22 (abril/março) para até 5 bilhões de reais, ante uma expectativa máxima de 4,4 bilhões de reais na projeção anterior.

Segundo comunicado divulgado na noite de segunda-feira, o aumento da expectativa reflete principalmente a movimentação dos preços de etanol e energia, “contribuindo para maximizar a margem das operações de comercialização, bem como dos produtos próprios”.

A divisão de Renováveis foi importante para o lucro líquido ajustado do terceiro trimestre fiscal da Raízen, que atingiu 1,22 bilhão de reais, versus 384 milhões de reais no período anterior.

O Ebitda de Renováveis subiu 30% no trimestre, para 1,4 bilhão de reais, com “avanço nas receitas e maximização de ganhos com comercialização”.

Na divisão de Açúcar, a companhia reduziu a expectativa do indicador de Ebitda ajustado para até 2,1 bilhões de reais no ciclo 2021/22, versus uma máximo da 2,6 bilhões de reais na previsão anterior.

“A redução da expectativa para o resultado da safra reflete o menor volume produzido em razão da quebra da safra, efeito de menor diluição dos custos fixos agroindustriais, inflação em materiais diversos e insumos agrícolas e alta do Consecana”, disse.

Adicionalmente, parte do estoque de açúcar produzido nesta safra poderá ser comercializado na próxima safra, “com o intuito de maximizar o retorno da operação e a rentabilidade”.

Dessa forma, o Ebitda ajustado de Açúcar caiu 37% para 727 milhões de reais no terceiro trimestre fiscal.

A Raízen, que também atua na comercialização de combustíveis, elevou a previsão de geração de caixa da divisão de Marketing & Serviços para até 4,1 bilhão de reais em 2021/22, ante um máximo de 4 bilhões de reais no guidance prévio.

A divisão que inclui a comercialização de combustíveis da empresa, uma das maiores do setor no Brasil, registrou Ebitda ajustado de 1,24 bilhão de reais, alta de cerca de 35% na comparação anual.

A unidade distribuidora teve expansão nas vendas de 7%, com destaque para o diesel (+12%), “dada a crescente demanda nos setores agrícola e de transportes”.

O Ebitda total da Raízen atingiu 3,36 bilhões de reais, com avanço de 5,6%,

A companhia, por outro lado, manteve e a expectativa de moagem de cana na temporada 2021/22 entre 76 milhões e 77 milhões de toneladas.

A empresa ainda citou que, apesar do período da moagem ter se encerrado no trimestre, “o início da próxima safra poderá ser antecipado resultando em um volume marginal a ser processado em março de 2022”.

(Por Roberto Samora)

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?