Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro negociados nas bolsas de Dalian e Cingapura se recuperaram nesta quarta-feira das mínimas de duas semanas, depois que o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, indicou os planos de Pequim de tomar medidas para impulsionar a economia doméstica e garantir mercados de capitais estáveis.

Os comentários de Liu estimularam uma forte recuperação nos futuros de ferrosos chineses, já impulsionados pelas esperanças da demanda, uma vez que o clima favorável na maior produtora de aço da China deve encorajar as usinas a aumentar a produção.

O minério de ferro mais negociado, para entrega em maio, na bolsa de commodities de Dalian encerrou as negociações diurnas em alta de 5,2%, a 804 iuanes (126,65 dólares) por tonelada, após uma liquidação de dois dias.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato do primeiro mês subiu 9,9%, para 151,25 dólares a tonelada, após seis sessões consecutivas de perdas.

As observações de Liu ajudaram a aliviar as preocupações sobre as consequências dos crescentes casos de Covid-19 na China e do conflito Rússia-Ucrânia, que abalaram os mercados de ativos chineses na terça-feira.

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?