Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) – O Federal Reserve vai nesta quarta-feira fechar a porta de sua política monetária ultrafrouxa da era da pandemia e intensificar o combate à inflação elevada com a que deve ser a primeira de uma série de altas de juros neste ano.

A mudança, começando com um esperado aumento de 0,25 ponto percentual nos juros básicos, é esperada há algum tempo e já elevou o custo das hipotecas residenciais e outros tipos de crédito em antecipação ao que Fed irá fazer para conter a alta dos preços que já está no ritmo mais forte em 40 anos.

A urgência em torno da reunião do Fed se intensificou porque a inflação não mostra sinais de recuar e pode aumentar ainda mais devido à invasão da Ucrânia pela Rússia que elevou os preços do petróleo este mês.

A linguagem precisa do comunicado de política monetária do Fed e os detalhes de suas estimativas econômicas atualizadas e projeções para os juros fornecerão a primeira orientação concreta sobre como tudo isso afeta a visão de que a atual expansão econômica pode continuar mesmo que a inflação seja reduzida.

O comunicado e as novas projeções serão divulgados às 15h (horário de Brasília).

Conheça os nossos produtos!

× Como posso te ajudar?